quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Sarte - Livia Michilin 9ºB

A principal ideia que Sartre defende é a do existencialismo, que é oposta ao idealismo, ou seja, sua ideia é baseada no "presente" e nos atos do ser humano, e não na racionalidade que o ser humano usaria pra tentar alcançar a perfeição do bom, certo e justo.
Para defender sua ideia, Sartre usa a seguinte frase: A existência precede a essência.
Lembrando que a filosofia de Sarte parte da ideia de que Deus não existe (ateísmo), ele usa essa frase para explicar que: os humanos, ao longo do tempo, criaram vários objetos, mas antes de criá-los eles foram necessitados, ou seja, eram uma ideia com algum objetivo e depois foram construídos. Mas com os próprios humanos ou qualquer coisa natural, como e animais, não é assim. Ele diz que como Deus não existe, nós não fomos pensados por ninguém, ou seja, não temos essência (essa ideia antes de ser criado), e a única essência do ser humano é não ter essência, por isso, somos livres, para fazermos nossas próprias escolhas e sabendo das consequências.
Quando alguém usa uma desculpa para dizer que o que está fazendo ou fez não é o que queria, Sarte nomeia de "má fé"- colocar a sua responsabilidade em outra pessoa ou algo, pois você pode fazer o que quiser, mesmo que tenha consequências depois.
Sabendo que somos livres e abandonados de essência, de acordo com Sartre, entramos em angústia, ou seja, percebemos que nossos atos são de nossas próprias escolhas, e que sempre fazemos isso para nosso próprio bem, para se sair melhor. então mesmo que as pessoas digam que a filosofia de Sarte é pessimista, ele se defende dizendo ao contrário, porque de acordo com ele não tem como ser pessimista, e sim otimista, já que você pode fazer "qualquer coisa que te der vontade", mesmo que tenha que aguentar as consequencias, que você também pode evitar se não quiser, ou seja, você é feliz mesmo que angustiado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário