terça-feira, 19 de abril de 2011

O Manifesto Comunista

O Manifesto Comunista, escrito por Karl Marx, apresenta o desenvolvimente do comunismo. Na época dele, as potências da Europa o adotaram. Mas antes de tudo, a Europa nao era centro do mundo, antes de descobrirem a América, a Índia era o centro do mundo, por causa de suas especiarias. Com isso, a evoluçao dos senhores feudais, da idade média se tornaram o que hoje são os burgueses.
Com a exploração dos outros, os burgueses conseguiram grandes feitos. No entanto, para "se garantir" a burguesia precisava de crises, pois durante essas crises, a burguesia tem uma desculpa perfeita para fazer todos trabalharem mais para garantir que a crise nao os atingir muito forte, e então o proletariado trabalha mais, é mais explorado e como tudo isso o burgues sempre vai lucrar mais. E para evitá-las, a birguesia acha que tem que explorar mais, e assim consequentemente, sempre arranja qualquer motivo, mesmo que não faça sentido, para explorar e lucrar.
A burguesia em si, não explora só o proletariado que trabalha para ela, mas sim outras nações, que julga "menos civilizada" e assim, arranjam outra desculpa perfeita para obrigar os outros países a agirem como ela para o "próprio bem desta nação" e como sempre, a burguesia lucra em cima disso.
Quanto mais o burguês explora, mais fica exposto que ele quer explorar mais, e assim ele se importa menos com os trabalhadores que passam a ganhar muito pouco, ainda menos quando as fábricas começam a evoluir, para a modernidade, substituindo os trabalhadores pelas máquinas, e eles acabam ganhando ainda menos, o possível, ou quase possível para sustentar a família.

Marina Monari 9ºB

Um comentário: